Como as telenovelas influenciam as pautas jornalísticas?

A pesquisa Telenovela e agendamento da mídia: como os conteúdos das telenovelas da Rede Globo pautam o jornalismo de revista tem como objetivo estudar a influência das novelas no conteúdo do jornalismo de revista. As telenovelas estão presentes na vida de todos os brasileiros, até mesmo daqueles que não acompanham seus capítulos. Seus conteúdos permeiam nossas discussões a partir não apenas da própria trama, mas do quanto ela é capaz de estender sua narrativa para outras mídias e outros conteúdos, inclusive o jornalístico.

Falar em telenovela no Brasil implica imediatamente em falar da Rede Globo, a principal produtora deste gênero no país e em toda a América do Sul. O objetivo é analisar quais os conteúdos, temáticas e enredos que mais atravessam a fronteira da telenovela e vão parar nos conteúdos noticiosos, quais os critérios de noticiabilidade que podem justificar ou respaldar tal fato. A análise será feita a partir dos pressupostos da hipótese do agenda setting.

A pesquisa em desenvolvimento no Monitor de Mídia é feita pela acadêmica Tamara Belizario, sob a orientação de Valquíria John.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: